segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Cumulonimbus

Resolvi aumentar o contraste nestas fotos para mostrar melhor o contorno das nuvens cumulonimbus, tão comuns durante o verão.




terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Espaço! 21/12/2013

Dessa vez não usei o telescópio, mas mesmo assim o céu estava bem nítido permitindo uma boa observação, embora o vento estivesse bem forte, prejudicando as fotografias. Legal é perceber quantas coisas podem ser observadas do quintal de casa, mesmo com a poluição luminosa, bastando olhar para o céu.

Esse é o primeiro OVNI que eu fotografo. Bom, já observei objetos voadores de diversos tipos e realmente não consegui encontrar explicação para esse. Se alguém souber me diz!

Vênus quase sumindo no horizonte. O risco é de um avião que passava na hora.

Essa noite foi possível observar a passagem de vários satélites.

Grande Nuvem de Magalhães. 

Pequena Nuvem de Magalhães com o aglomerado globular Tuc 47 à direita.

Identifiquei esse satélite com sendo o Hubble

Sequência da passagem do Hubble

Júpiter

Cinturão de Órion com as Três Marias na parte inferior e acima a Nebulosa de Órion

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Espaço! 19/12/2013

     Dessa vez a noite rendeu e conseguimos observar vários objetos até então inéditos nos nossos trabalhos com o telescópio. Apesar disso não consegui fotografar todos, visto que o tempo era curto. Conseguimos observar Vênus, a Nebulosa Tarântula (NGC 2070), o conjunto globular Tucanae 47 (NGC 104), a Nebulosa de Órion (M43), as Plêiades (NGC 1432), além de alguns outros conjuntos estelares abertos. Uma pena foi não ter sido possível ver a Galáxia de Andrômeda, que vai ficar como prioridade para a próxima!  

Vênus!

Resolvi realçar o brilho nesta foto para mostrar melhor o tamanho da nebulosa de Órion (M43).

Essa é nova! Aglomerado globular Tucanae 47 (NGC 104).


quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Espaço! 16/12/2013

O dia foi mais para montagem e ajuste do telescópio, mas rendeu alguma fotos para não perder a viagem! Como o telescópio estava desligado só foi possível fotografar a Lua cheia e a nebulosa de Órion, que eu consigo localizar sem dificuldades já.


Local do pouso da missão chinesa Chang'e 3 na região da Lua chamada Sinus Iridium.

Um fato curioso e pouco comentado é que a Lua cheia dessa semana é chamada de "Mini Moon", ou Mini Lua, pois esta Lua Cheia é a mais distante e visualmente menor do ano. E falando em distâncias da Lua, em Janeiro teremos duas Super Luas do total de cinco em 2014. Uma será já no primeiro dia do ano e a outra no dia 30 de janeiro. 

Fiz esse vídeo com o telescópio desligado, então o movimento é apenas o da rotação da Terra e da Lua. Interessante notar também o efeito da atmosfera no vídeo, fazendo parecer que estamos dentro da água.

Nebulosa de órion. 
Sem o acompanhamento do telescópio precisei usar tempos curtos de exposição e ISO super alto. Nesse caso foram 5x1s e ISO 6400. 


sábado, 14 de dezembro de 2013

Halo Solar

Primeira vez que vi e fotografei um Halo solar, que basicamente consiste em um fenômeno ótico causado pela incidência dos raios solares em nuvens dos tipo Cirrustratos. Foi algo bem impressionante de observar, uma vez que ocorreu após o meio-dia, quando o Sol estava próximo do Zênite.   








domingo, 8 de dezembro de 2013

Fotos da semana




Vênus! Interessante é ter conseguido registrar a fase do planeta só com a câmera.

Lua sumindo no horizonte.


Emirates 




Contrail noturno!

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Nebulosa de Órion

Fiz essa imagem um tempo atrás e acabei não postando. Achei que devia!


Dados: 3X5s - ISO 3200 - F4,2 - 140 mm
Nikon D5000

sábado, 30 de novembro de 2013

Grande Nuvem de Magalhães

Fiz essa foto através do empilhamento de cinco fotos, mas mesmo assim a poluição luminosa(bem visível na parte inferior da foto) não permitiu permitiu uma boa qualidade do registro. Bom, a Nuvem de Magalhães foi o alvo aqui. Trata-se de uma galáxia difusa vizinha à nossa Via Láctea, e é bem visível nos céus do hemisfério sul sem poluição luminosa.